Serpa - Terra forte
SERPA, Terra forte!
Por aqui a vida tem um ritmo diferente e quem chega logo o sente e integra, na sua experiência. A beleza das paisagens, o património edificado, histórico e arqueológico, a gastronomia tradicional e os produtos locais, bem como a tradição e cultura viva destas gentes, proporcionam a quem chega uma experiência onde todos os sentidos são postos à prova.
Situa-se no Baixo Alentejo, no distrito de Beja, na margem esquerda do rio Guadiana. Distribuída por cinco freguesias (Brinches, Pias, Serpa, Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo e Vila Verde de Ficalho).
Em termos históricos, o concelho remonta ao século XIII, não se encontrando nos seus limites correspondência com nenhuma unidade social, política, económica, cultural, jurídica de períodos anteriores.
Em 1281, quando Serpa e todas as terras da Margem Esquerda do Guadiana estavam ainda sob domínio de Castela, Afonso X estabeleceu a demarcação do concelho, para melhor se povoar, e atribuiu-lhe o primeiro foral, o de Sevilha. Ao fim de um século de peripécias militares e diplomáticas, com a Reconquista cristã do Alentejo, Serpa recebe de D. Dinis, em 1295, nova carta de foral.
Classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014, o Cante Alentejano vai muito para além de ser um género musical, sendo parte constituinte da identidade alentejana. Ainda que seja um património representativo de todo o Alentejo, é no município de Serpa que se encontra o seu epicentro, tendo sido o município responsável pela preparação e apresentação da candidatura a Património Mundial à UNESCO.
Ouvir o Cante é uma experiência única e intensa que não se esquece. Quem chega a Serpa pode vivê-la, participando num dos ensaios semanais dos diferentes grupos ou num dos eventos da autarquia, onde o Cante tem sempre um lugar de destaque.
Do melhor Iberovespa de sempre!!!
É o início oficial do 24º Iberovespa!
Um castelo, um sunset e Cante Alentejano...
No Sábado o secretariado abrirá novamente para os que ainda não chegaram.
Servido no Lounge Vespa.
Na Câmara Municipal de Serpa.
À descoberta de Serpa, num ritmo diferente.
Cante, Relógios e Vinhos do Castelo.
De gala, no Salão Municipal.
Servido no Lounge Vespa.
Bom regresso! Para o ano há mais, já estamos a preparar mais um novo capítulo na história do Iberovespa!
Este é o maior evento vespista nacional!
Referência a quem nos ajudou, façam-lhes uma visita.
Aqui é onde tudo vai acontecer.
Castelo de Serpa
7830-412 SERPA
GPS 37.9423038, -7.6035374
Do norte sair do Porto, utilizar a N1 até Condeixa-a-Nova e utilizar a N347/N110 até Avelar. Acompanhar o IC8 até à Sertã e continuar pela N2 até Mora, seguindo pela N251/N370/N258 até Arraiolos, passando por Évora, Portel e Vidigeira até terminar na N258 com destino a Serpa.
Do sul sair de Lisboa em Direção a Vila Franca de Xira utilizando a N10. Atravessando a Ponte Marechal Carmona, continua na N10 até Pegões e aí escolher a N4 até Montemor. Utilizar depois a N114 até chegar a Évora e apanhar a N18/N258 até Serpa.
O Iberovespa 2024 tem incluído alojamento gratuito, em campismo, no Parque Campismo Municipal de Serpa.
Caso procures outros níveis de conforto e privacidade, poderás equacionar os seguintes parceiros locais.
Poderás ainda verificar outras opções dentro do município, clica aqui.
Quarto Duplo (cama de casal) ou Quarto Twin (c/ 2 x camas) = 45.00EUR
Quarto Single ( 1 x Pessoa ) = 30.00EUR
Todos estes preços incluem pequeno-almoço.
Para os participantes inscritos no evento, oferecemos um desconto de 10% na tabela de preços mediante apresentação do comprovativo de inscrição.
Dois apartamentos T2.
Cada apartamento tem dois quartos suite e na sala tem a possibilidade de cama extra de casal, alojando na totalidade seis pessoas por apartamento.
O preço base para até quatro pessoas é de 150.00EUR/noite e 25.00EUR por pessoa extra.
Não incluí pequeno almoço, mas oferecemos um cesto boas vindas com produtos regionais e da nossa horta.
8 quartos duplos ou singles.
Quarto duplo: 59.00EUR/noite com o pequeno almoço incluído;
Quarto single: 39.00EUR/noite com o pequeno almoço incluído);
2 quartos com cama de casal (59.00EUR/noite com o pequeno almoço incluído).
Para os participantes inscritos no evento, oferecemos um desconto de 10% na tabela de preços mediante apresentação do comprovativo de inscrição.
Porque todos os Iberos são os melhores de sempre, vale a pena recordar...
Se este evento é o maior, sem vocês não seria nada!
Querem tentar perceber por palavras do que se trata?
Data sempre reservada para fazermos uma viagem que dá imenso gozo preparar! Desde o primeiro que fomos nunca mais deixámos de ir! Companheirismo e boa disposição seja onde for o destino, encontramos sempre!
Fui ao 1º Iberovespa em Évora e fui ao 20º em São Pedro do Sul e outros pelo meio, mas poucos encontros vespistas geram memórias e aventuras como este!
Foi no Iberovespa do ano passado (2017), que iniciamos a nossa aventura no mundo do Vespismo. Sendo nós principiantes nas concentrações, ter participado no Iberovespa foi para nós uma experiência muito gratificante e para repetir!
Sempre que vou ao Iberovespa aparece-me dinheiro na conta e fico curado da micose, do reumatismo e da impotência. Ah, e as pessoas são simpáticas e as estradas têm montes de curvas. Imperdível.
Mi Agradecimiento en nombre de todos los vespistas españoles a IBEROVESPA y a V. C. L. por su gran hospitalidad y desmesurado esfuerzo año tras año para que conozcamos un país lleno de lugares apasionantes y gentes encantadoras. Obrigado Irmãos!!!
A vida são 2 dias e o Iberovespa são 3! São 3 dias em que todos nos juntamos para celebrar aquilo que mais gostamos. A Vespa.
Ir ao IberoVespa ano após ano é como renovar um casamento em que a noiva é a Vespa e os Vespistas são os ilustres convidados e membros da família.